voltar

ABR/13 – pág. 47

Promover um indivíduo à posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se admirar que existam tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para resultados.

A sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a “peonada”, não serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada para resultados. Para compreendermos a evolução do papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e técnicas de ontem e de hoje.

O líder de ontem era aquele que:

O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade e assertividade.

O líder de hoje é aquele que:

As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e equipe gostariam de ter.

 

Soeli de Oliveira
Consultora e palestrante 
do Instituto Tecnológico de Negócios
nas áreas de Marketing, varejo,
atendimento e motivação.
E-mail: soeli@sinos.net