Edição de dezembro/2017 – pág. 31

Fim de ano saudável

O fim do ano é uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Réveillon, Confraternização na empresa ou entre amigos e família. Essas festas tradicionais são momentos de encontros regados a votos de prosperidade e refeições fartas, com carnes, pães e bebidas. Para muitos, tudo é uma tentação e todos os nossos esforços em manter peso podem ir por água abaixo. Entretanto, é possível manter a forma e a saúde mesmo em épocas como esta, em que a mesa é recheada de pratos calóricos, como doces e salgados preparados pela mamãe, vovó ou titia. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos.

Podemos aproveitar as ceias, fazendo escolhas inteligentes e não nos abster desses momentos. Algumas orientações podem  ajudar na maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada.  À primeira vista, pode parecer estranho e até termos a sensação de que o típico sabor daquelas delícias será alterado. Porém, com um pouco de criatividade e sabedoria, podemos trocar ingredientes ou, até mesmo, o modo de preparo das receitas tradicionais de Natal e Ano Novo para tornar os pratos mais saudáveis e não exagerar na comilança. Desta forma, não abrimos mão da tradição e ainda poderemos ter uma mesa bonita e saborosa.

Seguem algumas orientações e dicas:

O importante é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização, não apenas reuniões com o objetivo de comer. Concordo que comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado… pois sair do ano de 2017 de bem consigo mesmo e com a balança nos dá entusiasmo para 2018!

Como colaboradora do Jornal Nossa Gente, desejo muitas felicidades e realizações para nossos leitores e espero todos em 2018, com muito mais informações sobre medicina e saúde!