voltar

JUN/2016 – pág. 36

sua_saude_elaine

Insolação

A insolação acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar a temperatura. Quando a pessoa tem insolação, a temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo não consegue resfriar-se. A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em 10 a 15 minutos. Insolação pode causar graves consequências se o tratamento de emergência não for providenciado.

Sinais de insolação

Os sinais de alerta de insolação variam, mas podem incluir: temperatura corporal muito alta (acima de 39,5 graus); pele vermelha, quente e seca (sem suor); pulsação rápida e forte; dor de cabeça latejante; tontura; náusea; falta de ar; fraqueza; irritação; pele seca e vermelha e até inconsciência.

O que se deve fazer ao notar alguém com sinais de insolação:

Desidratação

A desidratação é um estado patológico do organismo, causado pelo baixo nível de líquido (água, sais minerais e orgânicos) no corpo. Ela é uma doença considerada grave, pois milhares de crianças morrem vítimas dela todos os anos. No entanto, é uma doença de fácil prevenção e tratável quando diagnosticada logo. Baixos níveis de água no organismo ativam uma região do cérebro que provoca a sensação de sede. Quando o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam, e outras complicações surgem. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, urina, fezes e lágrimas. A desidratação pode ocorrer quando há excesso de calor (sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo).

Dentre as causas de perda excessiva de líquido, a mais comum é a diarreia. No verão, as chances de ter uma diarreia aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar, tanto no ambiente quanto nos alimentos expostos ao calor. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. A exposição excessiva ao sol e o excesso de roupas aumentam a eliminação de água pelo organismo através do suor e podem levar à desidratação. Os sintomas da desidratação são os seguintes: pele seca e inflexível, olhos fundos, boca seca, pouca urina e/ou urina amarela escura, coração acelerado (taquicardia) e irritabilidade.

Existem três níveis de desidratação:

O tratamento depende do nível de desidratação no qual a pessoa se encontra, portanto, procure ajuda médica. As medidas preventivas são simples: cuidado com exposição direta ao sol e beba água várias vezes ao dia.

Aproveite o verão!


Elaine Peleje Vac
elaine@nossagente.net
(Médica no Brasil)
Não tome nenhum medicamento sem prescrição médica.
Consulte sempre o seu médico.