
O mercado imobiliário da Flórida registrou o maior número de casas à venda dos últimos 13 anos, com mais de 172 mil imóveis disponíveis em janeiro. Segundo relatos, esse é o maior volume já registrado desde 2012, representando um aumento de 22,7% em relação ao ano anterior.
Entre os fatores que impulsionaram esse crescimento, destacam-se os altos custos enfrentados pelos proprietários de condomínios devido a novas regulamentações de segurança, o ritmo acelerado da construção de novas casas e o aumento dos preços dos seguros, que tem levado muitos proprietários a venderem seus imóveis.
Apesar da grande oferta, a demanda de compradores esfriou, resultando em um acúmulo de listagens no mercado. As vendas pendentes caíram 9,3% em janeiro. Em Orlando, os anúncios aumentaram 24,5% em um ano, enquanto Fort Lauderdale e West Palm Beach registraram aumentos de 27,2% e 19,5%, respectivamente.
Com mais opções, o mercado se torna mais favorável aos compradores, que ganham maior poder de negociação. Segundo a associação de corretores da região, o tempo médio para a venda de um imóvel aumentou de 65 para 91 dias em Broward County e de 70 para 88 dias em Palm Beach County.