
Matthew Curran, diretor de Segurança Alimentar, acompanhado de biólogos e autoridades sanitárias, intensificam fiscalização em todo estado para recolher de supermercados produtos contaminados, garantindo alimento seguro à população
Da Redação – Devido aos produtos alimentícios contaminados, detectados em prateleira de supermercados, colocando em risco a saúde da população, autoridades de Saúde da Flórida estão tomando medidas emergenciais para garantir alimento seguro na mesa do consumidor. No mês passado, mais de sete milhões de frios foram recolhidos devido a um surto mortal de listeria. A investigação se concentrou em uma fábrica na Virgínia, e isso levantou preocupação quanto aos produtos consumidos no estado.
Matthew Curran, diretor de Segurança Alimentar, disse que, “a nossa responsabilidade é garantir a segurança dos alimentos em todo o estado da Flórida. Temos cerca de 50.000 estabelecimentos alimentícios que somos responsáveis por inspecionar em todo o estado e vamos monitorar com mais rigor”, enfatizou.
O diretor argumentou que uma equipe com mais de duzentos inspetores alimentar estão trabalhando 24 horas por dia na Flórida, imbuídos na missão de prevenir e investigar doenças transmitidas por alimentos. A inspeção tem sido intensa, tirando de circulação os produtos contaminados ou que apresentem algum tipo de risco ao consumidor.
“Temos inspetores que saem e inspecionam as instalações para garantir que estejam operando em condições sanitárias. Eles coletam amostras aleatórias, seja apenas de uma abordagem do tipo vigilância, ou receber uma reclamação do consumidor ou o que quer que seja, Coletamos amostras de alimentos e as enviamos para nossos laboratórios para testes biológicos ou químicos”, explicou Matthew Curran.
O “Laboratório de Segurança Alimentar” está situado nas dependências do “Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida”. As inspeções incluem fazendas leiteiras, fabricantes de alimentos e até mesmo o mercado ou loja de conveniência do seu bairro. Todos os locais que comercializam alimentos vêm sendo inspecionados.
“Se encontrarmos um produto acabado de folhas verdes que tenha alguma contaminação, temos que tentar descobrir de onde veio essa contaminação. Veio de alguma etapa de manuseio na loja? A montante? Veio do campo? Isso geralmente é um projeto de pesquisai”, garante Curran.
Complementou Ashlee Hubert, Administradora Biológica, que, “os biólogos testam alimentos como cachorros-quentes para salmonela. Primeiro, eles prepararam a amostra, o que inclui misturar os alimentos”, exemplifica o diretor. “Se houver algum aglomerado de bactérias microbianas crescendo, seremos capazes de identificá-lo.”
A equipe testa também a comida servida em grandes eventos na Flórida, como o “Super Bowl”. Antes de dezenas de milhares de fãs lotarem os estádios em Miami e Tampa há vários anos, Matthew Curran disse que os inspetores estaduais entraram para garantir que tudo estivesse seguro.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance