
A Rússia irá se abster no momento de responder com novas sanções às anunciadas na quinta-feira (20) pelos Estados Unidos contra um banco e vinte personalidades russas, afirmou o presidente Vladimir Putin, citado por agências de informação locais, nesta sexta-feira (21).
“Tanto no primeiro caso – as sanções americanas – quanto no segundo – a introdução de um regime de vistos com a Ucrânia – acredito que no momento devemos nos abster de tomar medidas recíprocas”, disse Putin em uma reunião do Conselho de Segurança.
Na quinta-feira, Washington anunciou uma nova rodada de sanções contra a Rússia, em particular contra o banco Rossiya, que não poderá fazer negócios com investidores ou empresas americanas, e 20 funcionários de alto escalão, cujos ativos nos Estados Unidos serão congelados.
Na quinta, a Rússia havia anunciado sanções contra nove funcionários de alto escalão americanos, em resposta a uma primeira rodada de sanções impostas na segunda-feira por Washington contra sete autoridades russos.
Nesta sexta-feira, Putin disse que abrirá em breve uma conta no banco Rossiya, segundo ele “de tamanho médio”, banco que, de acordo com Washington, é o preferido da elite russa.
“Pessoalmente, eu não tinha uma conta neste banco, mas certamente abrirei uma na segunda-feira”, disse Putin em comentários transmitidos pelo Kremlin.
Na reunião do Conselho de Segurança havia vários funcionários de alto escalão russos sancionados, como o diretor de gabinete de Putin, Serguei Ivanov, e o presidente da câmara baixa do Parlamento, Serguei Naryshkin.
Fonte: cbnfoz.com.br